portfólio

Jardim de Chuva

Um Jardim de Chuva é uma solução inspirada na natureza para áreas que são muito impermeáveis, quentes, pouco resilientes e monótonas. Funciona como um grande sistema de biorretenção onde as raízes das plantas ajudam a filtrar os poluentes e sedimentos finos da água de chuva enquanto permite que se infiltre maior quantidade de água no solo. Ajuda a diminuir a temperatura do ambiente uma vez que se troca o solo impermeável por um solo permeável com plantas que refrescam o local. Também serve de alimento para a biodiversidade da fauna local e cria as conexões com os ecossistemas urbanos através do plantio consorciado. 

É uma tecnologia que torna as cidades mais resilientes aos efeitos da crise climática, possui inúmeros benefícios que vão desde a redução dos efeitos da ilha de calor, a maior permeabilidade do solo e promoção da biodiversidade local criando conexões com os ecossistemas urbanos.

O primeiro Jardim de Chuva do Rio de Janeiro foi um projeto paisagístico pensado através de processos colaborativos onde realizamos dois cursos com a consultoria da Cecília Herzog e Pierre André Martin. Escolhemos plantas que promovem a maior interação possível com o ecossistema,espécies alimentícias, medicinais, nativas, de floração abundante para atrair polinizadores e ritualísticas para proteção, de forma que o jardim compõe uma paisagem estética, dinâmica e funcional.  Também realizamos dois mutirões abertos para praticar os conhecimentos compartilhados durante as oficinas. 

Jardim Olho D’Água

O Mutirão Olho D’Água foi uma ação que utilizou técnicas da agrofloresta sintrópica para desenvolver um paisagismo funcional urbano com o objetivo de recuperar o solo em uma área histórica da cidade, realizada em colaboração com várias iniciativas da cidade do Rio de Janeiro, sua atuação foi na área dos canteiros da praça Cardeal Câmara adotada pela Fundição Progresso com a Fundação Parques e Jardins. Essa ação surgiu a partir da observação do local quando reparamos que ali existia um olho d'água da antiga Lagoa do Boqueirão, aterrada durante a urbanização do Rio de Janeiro no séc XIX. 

Desde outubro de 2016, o trabalho foi desenvolvido em mutirões mensais e contaram com a ajuda de parceiros e todos os que se interessavam. Neles aprendemos na prática o que é plantar na cidade com seus desafios e benefícios ambientais, sociais e culturais.

Com anos de implementação deste plantio e apesar de todas as dificuldades de se regenerar espaços públicos urbanos, já podemos ver resultados na qualidade do solo e na diversidade de espécies espontâneas que brotam no local, transformando a paisagem.

Paisagismo Comestível no .Org Bistrô

O projeto do .Org Bistrô foi pensado em conjunto com a chef Tati Lund com o objetivo de transformar a fachada do restaurante em um jardim somente com plantas comestíveis aproveitando os utensílios de cozinha que normalmente são descartados quando não funcionam mais. Também realizamos o trabalho de regeneração dos dois canteiros que ficam na calçada em frente ao restaurante. 

Para isso estudamos as condições do local, a forma de funcionamento do restaurante e os materiais disponíveis. Criamos um modelo de manutenção personalizada que contempla a necessidade de manejo e colheita das espécies que ficam em pequenos recipientes e áreas que não pegam iluminação. Disponibilizamos um espaço em nosso viveiro para a reposição das mudas quando necessário.

Projeto de Paisagismo Regenerativo

Transformamos ambientes através da regeneração, produzindo alimento e conectando os ecossistemas urbanos. Implementamos uma área verde com gramado e canteiros onde antes era um terraço de concreto.

 

O objetivo desse projeto foi criar um espaço onde os moradores pudessem andar descalços em contato com o verde e colher direto da horta o seu próprio alimento e medicina. 

Para isso implantamos canteiros feitos sob medida para o plantio de espécies alimentícias, dentro do gosto dos moradores e potencialidades produtivas do local, além de um caminho de pedras pelo gramado para conectar com o chuveiro externo, transformando completamente o clima do espaço, atraindo passarinhos e polinizadores.

Captura_de_Tela_2020-02-20_às_10.17.19.p
Transformar nosso mundo.png